Wiki Narnianos
Advertisement

Jadis ou a Feiticeira Branca é uma mulher extremamente poderosa, responsável pela destruição de diversos mundos, entre eles Felinda, Bramandin, Soloris e Charn. Quando chegou em Nárnia pela segunda vez, em 898, condenou-a a um inverno de cem anos, até a chegada de Pedro, Lúcia, Edmundo e Susana.

Jadisawakens

Jadis em Charn nas ilustrações de O Sobrinho do Mago

White-witch-narnia-xlg-44573829-mdn

Jadis em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa filme 2005

Ela é muito bela e possui a pele extremamente branca, branco como o sal ou o açúcar. Os lábios são de um vermelho vivo e os cabelos são muito negros. Muito alta, com cerca de dois metros de altura é descendente de Liliti e dos Gigantes.

Títulos[]

Feiticeira Branca; Dama Branca; Princesa de Charn e como ela se auto-proclama: Imperatriz Jadis; Majestade Imperial Jadis; Rainha de Nárnia; Castelã de Cair Paravel; Imperatriz das Ilha Solitárias.

Idade[]

Desconhecido, mas é certo que Jadis possui mais que mil anos se seguirmos a linha do tempo escrita por C.S. Lewis

  • Jadis chega em Nárnia no ano 1;
  • No mesmo ano que é plantada a Árvore da Proteção, Jadis é exilada de Nárnia;
  • No ano de 898 Jadis retorna à Nárnia;
  • No ano 900 começa o Grande Inverno;
  • Ano 1000 acaba o Inverno dos Cem Anos com a morte da Feiticeira.

Poderes e Habilidades[]

  • Magia: Jadis é uma poderosa feiticeira, que dedicou anos de estudo e aprimoramento de seus dons místicos até chegar a desenvolve-los a ponto de se tornar uma das, se não a, feiticeira mais poderosa das Crônicas de Narnia, tanto que ao se alto nomear a "rainha de Narnia", ela também ficou conhecida como a Feiticeira Branca.
  • Petrificação: Através de seu ótimo manuseio de armas, Jadis podia usar uma lança mágica que ela possuía para transformar qualquer ser vivo em uma estátua de pedra ao encostar a ponta da lança no seu alvo. Ela foi a responsável por ter transformado dezenas de adoradores e guerreiros do exército de Aslam em pedra, os usando como estátuas decorativas em um jardim.
  • Alteração Climática: Ao se tornar a "governante de Narnia", Jadis proclamou um inverno eterno por todas as terras dominadas por ela, as deixando em um clima frio e gélido, congelando os rios e cobrindo as árvores das florestas com neve que não descongelava.
  • Manuseio de Armas: Na batalha contra as tropas de Aslam, Jadis demonstrou ser não apenas uma feiticeira, mas também uma formidável guerreira em combate com armas como espadas e lanças.
Advertisement